top of page
Buscar
  • Foto do escritorLara Psicologa

Escrita terapêutica: arte de sentir e fazer sentido


A evitação e bloqueio emocional abafam o sentir no corpo, alertando-nos de várias maneiras que a resistência é contrária ao desenvolvimento humano, provocando sintomas diversos que levam a muito incômodo, dor e sofrimento. Porém, as vezes, mesmo com a consciência e desejo de transformar essa relação, é difícil saber por onde começar, logo, diante disso, além de indicar a busca por terapia com um profissional de psicologia responsável, indico aqui uma ótima ferramenta para levar na sua prática cotidiana.


Já ouviu falar na escrita terapêutica? O ato de escrever para si, sobre si e consigo mesmo, imprimindo os sentimentos, dificuldades e problemas de forma livre. Não é necessário se preocupar com a estrutura do texto, o desenvolvimento dele se molda pela sua própria criatividade: cartas, diálogos, rimas, histórias, etc. O que se encaixar com o seu sentimento no momento é a melhor escolha, então se conecte com o sentimento e os pensamentos que surgem a partir dele, assim será possível começar sua escrita terapêutica.


É um processo que gera algo novo, tanto no que se escreve, quanto no que se internaliza. Uma verdadeira arte, onde se permite contar, criar, imaginar e reestruturar sentido, por isso, toda escrita terapêutica é um material riquíssimo para ser adicionado ao processo de terapia, isso porque ela é um registro dos desejos e necessidades de expressão que se fazem importantes temas a serem explorados em um espaço de confiança. Na produção artística as emoções e os sentimentos servem como bússolas que apontam em um sentido.


É de fundamental importância observar os pensamentos que nascem das emoções sentidas, refletindo, anotando e transformando até encontrar a direção ideal que transpareça seu rumo mental atual. Todo conteúdo produzido poderá servir de análise, e ao escrever é possível absorver, aprender, ler, lembrar, depois esquecer, reler e recriar, por isso, recomendo que guarde com cuidado, pois cada texto continuará sendo um recurso importante. A prática pode ser um grande diferencial na reconstrução da relação com os próprios sentimentos, dos mais agradáveis aos mais desconfortáveis.


É possível se aprofundar em qualquer assunto, mas, em homenagem ao nome da clínica "Formas de Amar", trago um exemplo de escrita terapêutica no tema amor, desenvolvido a partir de reflexões trabalhadas em terapia:


Bê-a-bá


Precisei aprender

Assim como os bebês

Nos primeiros passos bambos

Que desenvolvem com bastante apoio

Envolvida entre coragem e medo

Segurei suas mãos

Mesmo sem saber o que esperar delas

Se iriam me amparar, bater ou abandonar

As vezes a gente precisa pagar pra ver

Mas dessa vez eu te via

E não devia nada

Já segurei muitas mãos ao longo da vida

A sua tinha o mesmo tamanho da minha

O que eu precisava e não sabia

Era tudo o que eu queria

Esse amor me faz acreditar

Que se tenho essa amizade

Já sei o que é o amar

Então podemos andar

Que mesmo se tropeçar

Temos a quem abraçar

Podemos chorar

Já sabemos o que é amor

Me sinto amada

E dessa forma tenho coragem

De rejeitar o que disso distancia

Coragem de dizer que te amo.


-Eu, Lara.



Espero que a inspiração tenha te alcançado, seja como for, para se inspirar busque textos que te afetem. Desejo boa sorte nas suas produções escritas, e que seja possível colocar em prática como um exercício de autoconhecimento e autodesenvolvimento.





Referências


DAMIAO JUNIOR, Maddi. Fundamentos do método de Nise da Silveira: clínica, sociedade e criatividade. Junguiana, São Paulo , v. 39, n. 1, p. 91-100, jun. 2021 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-08252021000100007&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 28 ago. 2023.


OKUMURA, Iris M.; SERBENA, Carlos Augusto; DORO, Maribel P.. Adoecimento psicossomático na abordagem analítica: uma revisão integrativa da literatura. Psicol. teor. prat., São Paulo , v. 22, n. 2, p. 487-515, ago. 2020 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872020000200013&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 28 ago. 2023.

7 visualizações0 comentário
bottom of page